Em 1991, a AJP estabeleceu uma parceria com a Petrogal (hoje Galp Energia), cujo resultado mais importante foi o desenvolvimento da AJP Galp 50, e, secundariamente, desenvolveu uma vasta gama de óleos sintéticos para motores de 2 tempos, testou as gasolinas aditivadas sem chumbo. De 1991 a 2000, AJP participou no Campeonato Nacional de Enduro, ganhando cinco títulos consecutivos de 1996 a 2000. A AJP também participou dos Campeonatos Nacionais de todo-terreno, com vitórias em 1996, 1997 e 1999.
Em 2003, a AJP mudou-se para uma nova fábrica em Lousada e em 2004 apresentou uma nova versão da PR4 com um motor 200cc de 4 tempos. Este modelo, com os mesmos componentes como o 125, oferecia um motor mais potente. Graças a esse modelo, a AJP expandiu seus negócios para a Espanha, Polónia, Itália e Grécia.
Em 2007, a AJP PR3 200 MX é lançada. O modelo apresenta um novo conceito de quadro desenvolvidos pela fábrica, com longarinas de alumínio duplo. Aliados a esta solução leve a uma produção mais simples, este factor revolucionou a motocicleta e seu aspecto visual, apresentando um design moderno e atraente. Logo a seguir, foi lançada a versão PRO, com um conjunto de suspensão bastante evoluído.
Pesando apenas 89 kg, a PR3 é a moto de enduro de 200 cc quatro tempos mais leve do mundo. A curta distância entre eixos do modelo lhe dá uma agilidade de uma motocicleta de competição, mas ainda é uma moto em tamanho maior. A 69 × 53 milímetros de Diâmetro e um curso a 13,2 kW (19 cv) de potência, a moto tem uma condução suave e linear.
Ao final de 2009, a AJP apresenta o seu mais ambicioso projecto até a data, a AJP PR5.
Homologada para o mercado Europeu já em seu lançamento, a PR5 conta com injecção electrónica de combustível em seu rápido motor de 250 cc - mas mantém-se num peso total de 100 kg. As especificações da PR5 incluem grande parte da tecnologia desenvolvida pela AJP ao longo dos anos.
Elogiada pelos meios de comunicação especializados em todo o mundo, a PR5 abriu novos mercados para a companhia, incluindo o Japão e o Brasil.
O que melhor diferencia a AJP é o fato de António Pinto verificar pessoalmente cada moto que sai da fábrica. De acordo com Pinto, a AJP projeta motocicletas para enduro e todo-terreno que podem ir de um ponto a outro nas atividades quotidianas, mas pode dar o seu piloto uma experiência de corrida se assim o desejar.
Fonte: Wikipédia