Motos Shineray

Shineray apresenta uma espetacular moto para competições off road.
Vamos falar um pouco da XY 250GY, a irmã mais vitaminada da XY 250.

A Shineray do Brasil antecipou a apresentação de uma grande novidade que estará no Salão Duas Rodas em outubro. Durante o evento off road promovido pela Shineray entre os dias 1o e 2 de julho foi apresentada a novíssima XY 250GY, uma espetacular moto para competições de motocross, enduro ou outras modalidades. Para merecer o adjetivo de "espetacular" a moto realmente apresenta qualidades especiais, uma perfeita combinação de características técnicas superiores com baixo preço de aquisição e manutenção, senão vejamos:

Imponência, elegância e leveza


A XY 250GY tem um visual atraente, com grafismos modernos e muita imponência, para quem realmente procura uma moto para superar as demais numa disputa off road, a altura do assento ao solo é de 960 mm e a área livre do solo de 320 mm, para, literalmente, passar por cima dos piores obstáculos. Corroboram para sua estatura avantajada as medidas de comprimento igual a 2.184 mm, largura de 832 mm e altura total de 1.259 mm. A partida é elétrica.
Não obstante sua imponência, que ao mesmo tempo é elegante, a moto é levíssima, com peso (seco) de somente 125 Kg, marca excepcional obtida pelo emprego de materiais especiais como alumínio, por exemplo em toda a balança, e polímeros na carenagem e em outros componentes. A moto é funcional, tem o que é necessário e de melhor para ser líder nas pistas.

Motor de 250cc e muito empuxo


A motorização fica a cargo de um motor monocilíndrico de 250,2 cc quatro tempos, refrigerado por líquido, com ignição por CDI que é capaz de entregar a potência de 24,5 HP a 9.000 rpm.
A capacidade de tração e empuxo é garantida por uma transmissão secundária (coroa) com grande diâmetro dotada de tensionador auto-ajustável.
O conjunto de boa potência, leve peso e grande capacidade de tracionamento por si só já garantiriam uma excelente performance, mas tem mais...

Suspensão totalmente ajustável



A nova moto da Shineray incorpora uma suspensão totalmente ajustável pelo simples sistema de "clicks".
O garfo dianteiro tem chaves seletoras que permitem o ajuste de compressão e retorno de cada um dos braços. A mola traseira tem pré-carga da pressão do gás também ajustável por chave seletora de "clicks".
Estes recursos permitem a um piloto de boa sensibilidade chegar ao melhor ajuste possível, de acordo com o seu estilo de pilotagem e condições da pista.
Considerando as qualidades já apresentadas de leveza, boa potência e tracionamento com uma suspensãototalmente adaptável o que se vê é que a XY 250GY é altamente manobrável e, por consequência, competitiva.


Prova disto é que, numa "pré-estreia" sem divulgação, a moto foi colocada em pista pela equipe Viva Motos de Mina Gerais e já "abocanhou" uma vitória e um segundo lugar em duas corridas disputadas em sua categoria. Mais abaixo, dá para ver os vídeos onde a moto dá um show de performance. Além disto, os depoimentos dos "experts" a seguir corroboram a performance superior desta moto.
"A Suspensão é o ponto mais forte dessa moto, principalmente no conjunto dianteira/traseira, não é preciso preparação, ela já vem pronta" (Cristiano - CJ MOTOS - Mecânico e Preparador de Motos Off-road)
"Essa moto copia a trajetória do salto muito bem, é impressionante a aterrisagem, as outras marcas jogam pro lado, se o piloto não se garantir, cai" (Glauco - Piloto Campeão Mineiro de Motocross)
"As motos de outras marcas são muito duras na frente. Incrível, se esta vem assim original vai dar problemas pras outras marcas" (Vitor - Piloto Campeão de Motocross e CrossCountry 2009-2010)
"Essa moto não é mais uma opção, é uma alternativa apresentada ao cliente que quer fazer trilha. Ela vem completa, não precisa mexer em nada !" (Vandinho - Mecânico, Preparador de Motos e Proprietário da ProRace Preparações)


Freio superior


A nova moto da Shineray conta com um sistema de freios super dimensionado. Na dianteira, o disco é lobulado e ainda conta com uma capa protetora, sendo que a pinça tem dois pistões. Na traseira, onde as motos de outras marcas ainda usam tambor, o freio também conta com disco de pinça de um pistão.
Enfim, a nova XY 250GY reúne todos estes atributos superiores, que costumam ser encontrados somente em alguma motos importadas de topo de linha, mas será comercializada por uma preço extremamente acessível, pelo que nos foi antecipado, por preço sugerido ao consumidor abaixo de 12 mil reais. A chegada da moto às concessionárias da marca não deve demorar.

Fotos: Gisele Flores & Jaime Nazário
Fonte: www.sobremotos.com.br